Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Estação Meteorológica

Objetivo: Executar um programa de medidas meteorológicas adequado à obtenção e aplicação de informações confiáveis para a avaliação aceitável das conseqüências radiológicas e ambientais em situações operacionais e condições de acidente das instalações do CDTN e para o planejamento e aplicação de medidas protetoras aos trabalhadores do CDTN, ao público em geral e ao meio ambiente, em situações de emergência.

Escopo: Determinação de parâmetro atmosféricos e realização de estudos de dispersão atmosférica e qualidade do ar.

Serviços:

Aquisição e disponibilização de informações meteorológicas [Os parâmetros monitorados são: (1) ao nível de 1,5 metros - radiação solar (líquida e global), precipitação, evaporação e pressão atmosférica; (2) ao nível de 10 metros - temperatura, umidade, velocidade e direção do vento; e (3) ao nível de 40 metros - temperatura, velocidade e direção do vento.]

Realização de estudos de dispersão atmosférica de poluentes.

As informações geradas na Estação do CDTN após processadas são armazenadas em formato digital e disponibilizadas para o público. As principais utilizações verificadas durante o período de funcionamento foram nas áreas de: meio ambiente (estudos de qualidade do ar; estudos de dispersão atmosférica de poluentes); arquitetura (estudos de adequação de projetos visando o conforto ambiental e a economia de energia); biologia (estudo da influência do clima no comportamento de espécies animais e vegetais); medicina (estudo da influência do clima na saúde); geologia (estudos hidrogeológicos); engenharia (adequação de projetos urbanos em função de eventos extremos); educação física (estudos da influencia do clima na execução de exercícios físicos).

Contato e estabelecimento de parcerias : Alberto Avellar Barreto - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Programa de Medidas Meteorológicas

O programa de medidas meteorológicas do CDTN que controla o monitoramento dos sensores automáticos instalados na Estação foi elaborado com o objetivo principal de se formar um banco de dados que possibilite a realização de estudos de dispersão atmosférica de poluentes.

Esse programa orienta o microprocessador a investigar todos os sensores em intervalos de 5 segundos.

A cada 15 minutos de coleta de dados o programa realiza as seguintes operações:

- Calcula e armazena a média da temperatura do ar (10 e 40 metros), a média da umidade relativa do ar, a média da pressão atmosférica, a média da velocidade e da direção do vento (10 e 40 metros);

- Calcula e armazena o desvio padrão da direção horizontal do vento (10 e 40 metros);

- Calcula e armazena os totais de precipitação pluviométrica, radiação solar líquida e radiação solar global.

Além destes resultados são calculados e armazenados ao final de cada hora os valores máximos e mínimos da temperatura (10 e 40 metros), da umidade relativa do ar, da pressão atmosférica e da velocidade do vento (10 e 40 metros).

No final do dia, às 24 horas, são investigadas a temperatura interna do datalogger e a condição da bateria do sistema.

Estes valores são armazenados para posteriores verificações.

Desde 2008, a Estação possui um sistema de monitoramento em tempo real permitindo a visualização das informações monitoradas a partir do escritório do pesquisador. Entretanto, devido à necessidade de inspeção visual rotineira dos sensores, um técnico visita diariamente a Estação.

Com o intuito de certificar as medidas realizadas, foi iniciado em 2010 um processo para atualização das rotinas de operação e calibração dos sensores. Atualmente, os dados são investigados semanalmente a partir do escritório (tempo real) e descarregados para o computador onde são armazenados no formato de texto.No final do mês, estes dados são transferidos para uma planilha eletrônica onde são processados.

Este processamento visa a formatação para que esses dados sejam compatíveis com os programas de dispersão atmosférica utilizados no CDTN. O armazenamento em planilhas também facilita a disponibilização de informações solicitadas por outros pesquisadores.

Todos os resultados apresentados neste trabalho foram elaborados a partir do processamento em planilhas eletrônicas.

 

estacao meteorologicaInstrumentação meteorológica e sistema de aquisição de dados

 

 estacao meteoro1

  estacao meteoro2

 

Fim do conteúdo da página