Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Laboratório de Combustível Nuclear

O Laboratório de Combustível Nuclear (LaBCoN) do CDTN é estruturado para o desenvolvimento de combustíveis nucleares avançados cerâmicos e metálicos para reatores de Teste e Pesquisa, de Potência e de Propulsão.

O LaBCoN é constituído das seguintes áreas:

  • Fabricação de Microesferas Combustíveis: Desenvolvimento de microesferas combustíveis cerâmicas de UO2, ThO2, (U,Th)O2, (U,Gd)O2 e (U,Ce)O2 etc. pelo processamento sol-gel.
  • Peletização de Combustíveis Nucleares: Desenvolvimento de peletização de combustíveis nucleares cerâmicos e metálicos para obtenção de pastilhas através das etapas de prensagem e tratamentos térmicos de calcinação, redução e sinterização de pós e microesferas.
  • Ligas Metálicas: Desenvolvimento de ligas metálicas e de placas combustíveis nucleares.
  • Preparação Ceramográfica e Metalográfica: Preparação ceramográfica e metalográfica de materiais cerâmicos e metálicos através das etapas de embutimento, lixamento e polimento.
  • Caracterização: Caracterização física e química de combustíveis nucleares cerâmicos e metálicos.

    

Principais equipamentos: Coluna de precipitação conectada a sistema de ar comprimido, peneirador, prensa hidráulica de 10 ton, fornos tubulares de alta temperatura, forno de indução, forno de brasagem a vácuo, laminador quadruo de 10 ton, sistema de cominuição pelo processo de hidretação-desidretação, swaging (martelamento mecânico), cortadeira metalográfica de precisão, embutidora, politrizes automática e manual, microscópio óptico Leica com câmara de captura de imagens, estereomicroscópio Zeiss com câmara de captura de imagens, analisador LECO de carbon e enxofre, sistema de análise térmica (TG/DTA/DSC) da Netzsch, Sistema de medida da densidade pelos métodos de empuxo simples e penetração e imersão em xilol (MPI), analisador de tamanho de partículas por difração de laser (Granulômetro), analisador de área superficial por adsorção de nitrogênio (NOVA2200), picnômetro a hélio.

Contato: Tércio Assunção Pedrosa - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Tel.: +55 31 30693068

 

labcomb2nuclear

Fim do conteúdo da página