Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Saúde > Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes
Início do conteúdo da página

Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes

O principal objetivo da Proteção Radiológica é fornecer ao homem um padrão adequado de proteção contra os efeitos nocivos das radiações, sem inibir as atividades humanas benéficas à sociedade ou ao indivíduo do uso das radiações. Dentro deste objetivo, o Grupo de Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes além de desenvolver projetos de pesquisas na área de metrologia e dosimetria das radiações, busca aperfeiçoar e aplicar técnicas para proteção radiológica de trabalhadores e pacientes expostos à radiação ionizante. Ênfase tem sido dada à metrologia das radiações nas aplicações em radiologia diagnóstica (radiologia geral, mamografia e tomografia computadorizada), radioterapia e medicina nuclear.

O Grupo integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT - Metrologia das Radiações em Medicina

Grupo de Pesquisa CNPq - Proteção Radiológica e Dosimetria das Radiações Ionizantes

Contatos:

Teógenes Augusto da Silva - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  - Tel.: +55 31 30693121

Maria do Socorro Nogueira Tavares - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Tel.: +55 31 30693301

Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento de sistemas dosimétricos

Objetivo: Pesquisar, desenvolver e implantar técnicas em monitoração individual externa, monitoração ambiental e de área, em especial em dosimetria termoluminescente (TLD) e opticamente estimulada (OSLD), dosimetria química e de estado sólido para altas doses, tendo em vista o aumento da confiabilidade metrológica e a maior segurança no uso das radiações ionizantes.

Justificativa: Do ponto de vista da proteção radiológica, os efeitos danosos causados pelas radiações ionizantes exigiram a criação de um sistema que é adotado internacionalmente, o qual estabelece um padrão apropriado de proteção de indivíduos expostos às radiações por razões profissionais (trabalhadores), devido à realização de exame ou tratamento (pacientes) e devido à proximidade a fontes de radiação (público). O sistema baseia-se nos princípios da justificação, otimização e limitação de dose e é realizado por meio de metodologias de monitoração de área e individual que requerem sistemas dosimétricos que apresentem elevados padrões de qualidade.

Projetos em andamento:

Desenvolvimento de um sistema de informação (PROMETHEUS) para monitoração individual externa.

prometheus

Desenvolvimento de metodologia de produção de detector de óxido de alumínio (a-Al2O3) para dosimetria TL e OSL.

fluxograma

Caracterização de um detector de óxido de alumínio (a-Al2O3) para dosimetria TL e OSL.

espect luminesc

Estudo do aumento de sensibilidade de detectores de óxido de alumínio por meio de exposição controlada à radiação ultravioleta.

graf detet

Desenvolvimento de uma unidade de apagamento óptico (liberação de cargas acumuladas) para detectores sensíveis à luz. 

apag optico

 

Projetos concluídos nos últimos cinco anos:

  • Implantação do Laboratório de Dosimetria Luminescente.
  • Desenvolvimento de detectores de PMMA com adição de corantes para dosimetria de altas doses.
  • Implantação da técnica de dosimetria química para medidas de altas doses.
  • Estudo de métodos de análise de imagens de filmes radiocrômicos.
  • Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade no Serviço de Monitoração Individual Externa segundo a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

Contatos:

Luiz Cláudio Meira Belo - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Tel.: +55 31 30693245

Equipe:

Luiz Claudio Meira Belo

Armindo Santos

Ângela Moreira Marques dos Santos

Claudete Roberta Evangelista Silva

Elaine Neres de Assis

Maria Angelina Mendes

Dosimetria Interna

Esta linha de pesquisa propõe o desenvolvimento de um Programa de Monitoração Interna e a criação de uma base metrológica que forneça confiabilidade nas medidas dos sistemas de detecção. Com o objetivo de desenvolver, validar e aplicar metodologias na área de dosimetria interna. Os principais sistemas existentes no Laboratório de Dosimetria Interna (LDI) são as geometrias de contagem de detecção de corpo inteiro, tireoide e crânio.

A realização dessa linha de pesquisa está relacionada com a investigação das atividades (Bq) de radionuclideos devido a contaminação interna de profissionais ocupacionalmente expostos à radiação ionizante e/ou em membros do público envolvidos em qualquer tipo de incorporação de material radioativo. Estas medições, eventualmente combinados com os resultados da análise de excreção, permitem avaliar a dose efetiva e atribuí-la como resultado da contaminação interna. Também se estende à estimativa de dose em órgãos e dose efetiva em pacientes submetidos a exames de diagnóstico ou terapia com radioisótopos ou radiofármacos.

Contato: Telma Cristina Ferreira Fonseca - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Tel.: +55 31 30693415

Projetos em andamento:

Calibração do Contador de Corpo Inteiro (CCI/LDI) utilizando o fantoma BOMAB.

Desenvolvimento, implementação e calibração de um sistema de contagem de Tireoide para radioisotopos de iodo.

Desenvolvimento computacional de protocolos para dosimetria interna para radiofármacos.

Modelagem e simulação computacional utilizando métodos matemáticos de Monte Carlo para calibração de sistemas de dosimetria interna.

Equipe:

Bruno Melo Mendes

Fernanda Paiva

Marco Aurélio de Sousa Lacerda

Telma Cristina Ferreira Fonseca

Teógenes Augusto da Silva

Thessa Cristina Alonso

Metrologia das radiações X, beta, gama e nêutrons

Novos conceitos, resultados das observações científicas e novas tecnologias de diagnóstico e terapia com radiação ionizante têm promovido constantes revisões e reformulações no sistema de proteção radiológica. Novas técnicas de dosimetria, grandezas dosimétricas, sistemas de medidas e exigências foram estabelecidos, levando a uma considerável evolução tanto da proteção radiológica quanto da dosimetria das radiações.

O objetivo desta linha de pesquisa é investigar e quantificar parâmetros para implantar radiações de referência e procedimentos de calibração de dosímetros, a fim de estabelecer a rastreabilidade a padrões nacionais e internacionais das medidas dosimétricas realizadas em feixes de radiação X, beta, gama e nêutrons, na área científica, industrial e médica.

Projetos em andamento:

  • Padronização primária de feixes de raios X de referência ISO 4037, em energias inferiores a 100 keV, com uma câmara de extrapolação. Início: 2014.
  • Estabelecimento de um sistema metrológico para calibração e estudo do desempenho de dosímetros de radiação em feixes contínuos e pulsados. Início: 2014
  • Simulação de campos neutrônicos gerados pelo Cíclotron GE PETtrace-8 do CDTN para fins de mapeamento de fluxo e estimativa das doses equivalentes ambientais e em indivíduos ocupacionalmente expostos. Início: 2013.
  • Caracterização de feixes de raios-X de baixa energia com uma câmara de extrapolação. Início: 2013.
  • Caracterização de uma câmara de extrapolação como padrão primário para medições de dose absorvida em campos de radiação beta. Início: 2011.

Contatos:

Teógenes Augusto da Silva - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Tel.: +55 31 30693121

Marco Aurélio de Sousa Lacerda - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. - Tel.: +55 31 30693313

Equipe:

Arnaldo Prata Mourão Filho

Bruno Rodrigues Gonçalves

Carlos Manoel de Assis Soares

Claudio Roberto Soares

Flávio Ribeiro Alves

Jhonny Benavente Castillo

Marco Aurélio de Sousa Lacerda

Marcus Tadeu Tanuri de Figueiredo

Margarete Cristina Guimarães

Paulo Márcio Campos de Oliveira

Paulo Roberto Gerken

Ronaldo Bittar

Telma Cristina Ferreira Fonseca

Teógenes Augusto da Silva

Qualidade de Imagem e Dosimetria em Mamografia, Tomografia Computadorizada e Radiologia Intervencionista

Proteção radiológica é um componente integral da segurança de profissionais ocupacionalmente expostos, bem como de paciente em práticas médicas e precisa ser baseada em evidências ao processo científico. Os aspectos principais na avaliação do controle de qualidade são a qualidade da imagem médica, qualidade da imagem física (imagem do simulador) e a dose de radiação em um simulador padrão. Esta Linha de Pesquisa está relacionada com a investigação de metodologias para melhor avaliação da qualidade da imagem, que é o objetivo principal em radiodiagnóstico, e das doses individuais dos profissionais ocupacionalmente expostos à radiação ionizante, bem como de pacientes submetidos a exames para fins de diagnóstico com raios X.

O objetivo desta Linha de Pesquisa é desenvolver, validar e aplicar metodologias e sistemas de dosimetria e de qualidade de imagens, contribuindo para a ampliação da proteção radiológica de pacientes e de trabalhadores em mamografia, tomografia computadoriza e radiologia intervencionista.

Projetos em andamento:

  • Estudo da dosimetria e da qualidade da imagem em sistemas de mamografia digital.
  • Desenvolvimento de algoritmos para avaliação automática de imagens do simulado “phantom mama”.
  • Estabelecimento de técnicas e métodos para avaliação da dose e qualidade da imagem e estabelecimento de um protocolo brasileiro em tomossíntese de mama.
  • Metodologia de avaliação da qualidade de imagem e dosimetria de pacientes submetidos a exames de tomografia computadorizada.
  • Avaliação da dose no cristalino e qualidade da imagem em Cardiologia Intervencionista.

Contato: Maria do Socorro Nogueira Tavares - This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  - Tel.: +55 31 30693301

Equipe:

Airton Tavares de Almeida Junior

Carolina Marcela Viloria Barragán

Cláudio José Mesquita Menezes

Fernando Alberto Leyton Legües

Fábio Sabará Dias

Georgia Santos Joana

João Emílio Peixoto

Katiane Costa do Carmo

Leticia Lucente Campos Rodrigues

Lucas Paixão Reis

Luiz Claudio Meira Belo

Kátia Pedrosa de Figueiredo e Silva

Margarita Chevalier Del Rio

Maria do Socorro Nogueira Tavares

Marco Aurélio de Sousa Lacerda

Marcus Aurélio Pereira dos Santos

Márcio Alves de Oliveira

Paulo Antonio da Silva

Priscila do Carmo Santana

Renato Hideo Kawamoto

Tânia Aparecida Correia Furquim

Telma Cristina Ferreira Fonseca

Teógenes Augusto da Silva

Thêssa Cristina Alonso

Fim do conteúdo da página