Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Agência Minas: Forças de segurança são treinadas pelo CDTN para atuar na Copa América 2019
Início do conteúdo da página

Cerimônia de posse do novo diretor do CDTN: Luiz Carlos Duarte Ladeira

A cerimônia de posse lotou o Auditório Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes

O novo diretor do CDTN, o pesquisador Luiz Carlos Duarte Ladeira, tomou posse nesta quinta-feira, 24 de janeiro, em cerimônia realizada no auditório Professor Francisco de Assis Magalhães Gomes, no prédio 41.

A solenidade presidida pelo presidente da CNEN, brigadeiro Paulo Roberto Pertusi contou com a participação do diretor da DPD, Dr. José Carlos Bressiani, de servidores, colaboradores e de várias autoridades entre as quais: a reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart, o presidente da FUNDEP, professor Alfredo Gontijo de Oliveira e o da CODEMIG, Marco Antônio Castello Branco, o diretor de CT&I da FAPEMIG, Paulo Sérgio Lacerda Beirão e o superintendente da ABIN em Belo Horizonte, Renato Ferreira da Silva Júnior.

Cerimonia de posse Diretor CDTN 2019 Luiz Ladeira 008               

À esquerda, o Presidente da CNEN, brigadeiro Paulo Roberto Pertusi, entrega o termo de posse ao novo Diretor do CDTN, pesquisador Dr. Luiz Carlos Duarte Ladeira (à direita).

 

Ao iniciar o discurso, Ladeira disse que se sentia feliz e preocupado com o tamanho da responsabilidade ao assumir o cargo de uma instituição a qual está vinculado há 46 anos e onde trabalha com prazer e alegria, atuando na pesquisa e na administração.

Agradeceu a equipe que vai ajudá-lo nos próximos quatro anos por ter aceitado o convite e o desafio, e aproveitou para hipotecar lealdade pessoal e institucional afirmando ter certeza de que a recíproca será verdadeira. Agradeceu e homenageou os ex-diretores do CDTN pelo importante trabalho de “construir uma instituição que já se insere entre as melhores do Brasil, na sua área de atuação”.

O novo diretor ressaltou também, a importância do Centro no desenvolvimento econômico e social do País e a busca pelo reconhecimento da sociedade. Luiz Ladeira falou ainda sobre o alinhamento à missão da CNEN, do cumprimento de suas ideias apresentadas ao comitê de buscas e do diálogo que quer manter com todos os servidores visando à valorização profissional dos mesmos e o compromisso maior com os objetivos do Centro.

Encerrando a cerimônia, o presidente da CNEN, brigadeiro Paulo Roberto Pertusi, agradeceu ao ex-diretor, Waldemar A. de A. Macedo, parabenizou Luiz Ladeira, e disse que seria muito importante que o novo diretor buscasse o estreitamento, a articulação do CDTN com as outras unidades da CNEN, com universidades e instituições de pesquisa.

História - Nascido em Barbacena, Luiz Carlos Duarte Ladeira é Doutor em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) (2015), Mestre em Ciências Técnicas Nucleares (1975) e Bacharel em Física (1972), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador III da CNEN e Responsável Técnico pelo Laboratório de Irradiação Gama do CDTN.

Tem experiência na área de Irradiação de Alimentos e Tecnologia de Reatores Nucleares, com ênfase em termo hidráulica experimental, tendo estagiado na Alemanha e na Inglaterra, nessa área. Liderou os projetos de implantação de Irradiadores Gama no CDTN e na cidade de Uberaba/MG. Na área administrativa ocupou vários cargos, tendo sido: Diretor Adjunto do CDTN, Ordenador de Despesas por delegação, além de Chefe da Assessoria de Planejamento e Controle.

Como Chefe da Divisão de Gestão Administrativa do CDTN foi o responsável pela condução das áreas de administração, finanças, tecnologia da informação, engenharia, logística e infraestrutura. Exerceu, também, o cargo de Chefe da Divisão de Termohidráulica e do Laboratório de Irradiação Gama. Foi membro da Comissão Interna do Plano de Carreiras CIPC/CNEN, ocupando posteriormente a sua presidência. Recentemente integrou o Comitê Técnico de Revisão do Plano Médico, criado por portaria da Presidência da CNEN em junho/2018.

No âmbito governamental foi membro da comissão interministerial nomeada para propor a atualização da legislação brasileira sobre irradiação de alimentos. No âmbito internacional participou, na Inglaterra como representante brasileiro, dos testes operacionais do elemento combustível de recarga para a Central Nuclear de Angra 1, fabricado pela Kraftwerk Union (KWU). No âmbito nacional coordenou o programa institucional da CNEN de divulgação da tecnologia de irradiação de alimentos.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página