Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Instalações de Grande Porte > Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos
Início do conteúdo da página

Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos - UPPR

A Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos ( UPPR) é responsável pela produção e comercialização de radiofármacos - Fludesoxiglicose (18F) e Fluoreto de sódio (18F) para realização de exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET). A UPPR estuda e desenvolve novos radiofármacos para diagnóstico e terapia, em colaboração com universidades e centros de pesquisa. Os laboratórios da UPPR dispõem de toda estrutura necessária de síntese e controle de qualidade do radiofármacos, para os ensaios pré-clínicos e de aquisição de imagens com PET animal. A UPPR atende às exigências estabelecidas pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Vigilância Sanitária (ANVISA), possuindo licença de funcionamento dentro do prazo de validade.

Contato: Seção de Produção de Radiofármacos do CDTN - Juliana Batista da SilvaEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - Tel.: +55 31 30693440, de 8 às 17 horas, de segunda à sexta.

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 770 8944 


Inaugurada em abril de 2008, a Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos (UPPR) do CDTN é uma instalação de alto nível tecnológico, idealizada para produzir radiofármacos com aplicações em medicina nuclear. A UPPR possui certificado ISO 9001:2008 e licenças da Vigilância Sanitária e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

                      UPPR 01 logotipo                            UPPR 02 frente

 

Atividades da UPPR

Produção e comercialização de radiofármacos - Fludesoxiglicose (18F) e Fluoreto de sódio (18F) para realização de exames de tomografia por emissão de pósitrons (PET).

Pesquisa e desenvolvimento de novos radiofármacos para diagnóstico e terapia, em colaboração com universidades e centros de pesquisa.


O que são Radiofármacos

UPPR 03 o que sao radiofarmacos

Os radiofármacos são preparações farmacêuticas com finalidade diagnóstica ou terapêutica que, quando prontas para uso, contêm um ou mais radionuclídeos. (Anvisa, RDC no 64/2009).


Como é feita a produção do radiofármaco

A produção do radiofármaco inicia-se com a obtenção do radioisótopo, a exemplo do Flúor (18F), em um acelerador de partículas cíclotron. Em seguida, o radioisótopo é ligado a uma molécula, capaz de carrear o elemento radioativo a um local de interesse. A produção e o fracionamento dos radiofármacos são realizados em instalações denominadas Células Quentes, que asseguram a proteção dos trabalhadores à radiação. O processo produtivo cumpre com as Boas Práticas de Fabricação de Radiofármacos.

UPPR 04 ciclotron      UPPR 05 detalhe sala producao


Controle da qualidade do radiofármaco

As matérias-primas e os radiofármacos são submetidos à análise antes de sua utilização. O CDTN possui laboratórios bem equipados para realização do controle da qualidade físico-químico e microbiológico.

fluxo producao de radiofarmacos final


Radiofármacos comercializados pelo CDTN 

UPPR 07 Fludesoxiglicose

Fludesoxiglicose (18F): Fludesoxiglicose (18F) ou 18FDG é um radiofármaco utilizado para diagnóstico, estadiamento e avaliação terapêutica a partir de imagens PET. Ao contrário de técnicas tradicionais de imagens, baseadas em alterações anatômicas, as imagens PET obtidas com 18FDG permitem a avaliação de alterações metabólicas precoces a partir da avaliação do consumo de glicose nos tecidos. A 18FDG é um análogo da glicose extensamente utilizado em oncologia; apresenta, também, aplicações em cardiologia, neurologia e psiquiatria.


Fluoreto de sódio (Na18F): 
O Fluoreto de sódio ou Na18F é um radiofármaco utilizado em PET para obtenção de imagens ósseas de elevada resolução. A retenção de Na18F no tecido ósseo baseia-se na troca de íons hidroxila presentes na matriz do osso por íons fluoreto (18F). O Na18F pode ser utilizado no diagnóstico e estadiamento de lesões ósseas e no acompanhamento da eficácia medicamentosa ou cirúrgica.

Imagens ilustrativas dos produtos comercializados

UPPR 08 frasco do radiofarmaco        UPPR 09 blindagem radiofarmaco
Frasco do radiofármaco                   Blindagem para transporte do radiofármaco  

UPPR 10 embalagem para transporte
Caixa para transporte do radiofármaco


Certificados e Licenças

Certificado ISO 9001:2008 obtido em 02/05/2012 e válido até 01/05/2015, sujeito à operação satisfatória contínua do Sistema de Gerenciamento da Organização.
Alvará Sanitário emitido pela VISA-MG em 23/08/2011.
Autorização para Operação emitida pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em 17/02/2011.
Autorização de Funcionamento para Empresas de Medicamentos emitida pela Anvisa em 08/02/2010.


Farmacovigilância

A Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos (UPPR) do CDTN destina este espaço para que possíveis eventos adversos (efeitos adversos ou outros problemas relacionados aos radiofármacos) apresentados por você ou observados em um paciente durante a utilização de nossos produtos possam ser relatados. Basta preencher o Formulário de Notificação de Suspeita de Reação Adversa a Radiofármaco e enviá-lo por e-mail para o endereço radiofáEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Serviço de Atendimento ao Consumidor: 0800 770 8944 

Fim do conteúdo da página