Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Pós-Graduação
Início do conteúdo da página

Pós Graduação

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais tem por objetivo a formação de Mestres e Doutores em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais qualificados técnica e cientificamente, por meio de atividades didáticas avançadas e de pesquisa, para o exercício de atividades profissionais.

O Programa oferece os cursos de Mestrado e de Doutorado, os quais têm por finalidade:

a) Mestrado - aprofundar as competências adquiridas nos cursos de graduação, aumentando o conhecimento e desenvolvendo o domínio de técnicas de investigação aplicáveis às respectivas Áreas de Concentração; b) Doutorado - proporcionar formação científica e tecnológica ampla e aprofundada, consolidando a autonomia para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, bem como a capacidade crítica nas respectivas Áreas de Concentração.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais, recomendado pela CAPES em julho de 2002, em nível de mestrado, iniciou suas atividades a partir de fevereiro de 2003, no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN/CNEN, que é uma das Unidades de Pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.

Em fevereiro de 2010, o Conselho Técnico-Científico da CAPES recomendou o curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN e a primeira turma iniciou suas atividades em agosto de 2010. O Conselho Técnico da CAPES manteve a recomendação da Comissão de Avaliação que avaliou o Programa de Pós-Graduação do CDTN com conceito 4.

Nosso objetivo é formar profissionais com alta qualificação científica e tecnologicamente preparados para atuar em atividades de P&D&I, tanto do setor nuclear, como em áreas de pesquisa não convencionais de relevância estratégica para o estado de Minas Gerais e o Brasil. Os futuros mestres e doutores estarão capacitados para contribuir no desenvolvimento de processos, na utilização eficiente de tecnologias avançadas e na formação de novos profissionais, tanto no setor produtivo especializado, como em instituições de ensino e pesquisa. Este enfoque de formação se fundamenta em um Programa multidisciplinar que abrange as áreas de engenharia nuclear, ciência e engenharia de materiais, física e química experimental da matéria condensada, física e biologia na saúde, geociências e tecnologia mineral e aplicações de técnicas nucleares em meio ambiente, indústria e medicina, áreas onde o emprego das radiações e o profundo entendimento das interações entre radiação e matéria são de fundamental importância.

 

Contatos

Coordenador da Pós-graduação: Prof. Dr. Maximiliano Delany Martins

Vice-coordenador: Prof. Dr. Alberto Avellar Barreto

Secretaria Acadêmica:

Adriano Ricardo Baessa - (31) 3069-3198 ou (31) 3069-3356

Lucas da Cruz Higino Silva - (31) 3069-3356 ou (31) 3069-3255

Endereço:

Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN

Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN

Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627

Campus da UFMG - Pampulha - CEP 31270-901

Belo Horizonte - Minas Gerais

Tel/fax: (31) 3069-3356 / 3069-3255 - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Horário de atendimento: 09:00 às 11:00 e 14:00 às 16:00

Fim do conteúdo da página