Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Recebimento de Pára-Raios Radioativos
Início do conteúdo da página

Recebimento de Para-Raios Radioativos

A fabricação de para-raios radioativos no Brasil foi autorizada de 1970 até 1989 porque a literatura técnica da época indicava que os captores radioativos tinham uma eficiência maior que os convencionais. Porém, em 1989, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, CNEN, através da Resolução No. 4/89 suspendeu a autorização para a fabricação e instalação deste tipo de captor, baseada em estudos feitos no Brasil e no exterior que demonstraram que o desempenho dos pára-raios radioativos não era superior ao dos convencionais na proteção dos edifícios, não se justificando, assim, o uso de fontes radioativas. Assim estes dispositivos vêm sendo substituídos, pouco a pouco, por modelos que utilizam material convencional.

Para um adequado tratamento e deposição dos mesmos, a CNEN tem orientado os seus Institutos a recebê-los. Os cuidados que devem ser tomados em relação à radiação e à contaminação estão descritos nas "Instruções para Remoção, Acondicionamento e Transporte de Para-Raios Radioativos" fornecidas pelo CDTN aos interessados. É muito importante que a pessoa leia com cuidado todas as instruções de manuseio dos para-raios antes de realizar a substituição porque além das medidas de proteção que devem ser tomadas, as instruções que orientam como fazer a embalagem, o transporte e a entrega do material aos institutos da CNEN.

Resolução N. 04/1989 e Anexos

Instruções para Remoção, Acondicionamento e Transporte de Para-Raios Radioativos

Símbolo de Radiação

Declaração do Expedidor de Materiais Radioativos

Ficha de Emergência

Envelope de Transporte

Certificado de Aprovação Especial para Embalado e Transporte de Para-Raios contendo Am-241

Localização do CDTN/CNEN

Para mais esclarecimentos, contate o Serviço de Gerência de Rejeitos nos telefones (31) 3069-3397 e (31) 3069-3257 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Serviço de Atendimento ao Cliente do CDTN:
Telefone: (31) 3069-3434
Fax: (31) 3069-3404
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fim do conteúdo da página