Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > O Serviço de Técnicas Analíticas do CDTN é primeiro colocado em Programa de Intercomparação
Início do conteúdo da página

O Serviço de Técnicas Analíticas do CDTN é primeiro colocado em Programa de Intercomparação

Excelência em Ensaios de Proficiência

A Unidade de Radioquímica de Baixa Atividade e a Unidade de Química Nuclear e Radioquímica do Serviço de Técnicas Analíticas – SERTA pela 5ª vez se destacam em 1º lugar como referência em análise radioquímica no Programa Nacional de Intercomparação de Resultados de Análise de Amostras Ambientais para Determinação de Radionuclídeos – PNI promovido e coordenado pelo Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD/CNEN.

Este Programa distribui trimestralmente aos laboratórios participantes amostras ambientais simuladas contendo alguns radionuclídeos em matriz de água, objetivando a melhoria e controle de qualidade nas análises. Nesta última rodada participaram 26 laboratórios nacionais e a equipe do SERTA apresentou o melhor desempenho dentre todos.

O SERTA participa do programa desde 2001 e atualmente a sua competência abrange a determinação de alfa total, beta total e dos radionuclídeos, U natural, Th-232, Ra-226, Ra-228, Pb-210, Sr-90; H-3; Co-60; Zn-65; Ru-106; Ba-133; Cs-134 e Cs-137, utilizando as técnicas, espectrometria alfa, ativação neutrônica, radiometrias alfa e beta e espectrometria gama.

Fazem parte da equipe responsável por esta conquista os servidores Geraldo F. Kastner (coordenador); Ângela Maria Amaral; Nilton Carlos Gomes; Renata Dias Abreu Chaves; Renato Cesar Santos Furtado; Geraldo Vieira de Andrade e a aluna de doutorado Eliane Silvia Codo Temba.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CDTN

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página