Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CDTN recebe visita do presidente da CODEMIG
Início do conteúdo da página

CDTN recebe visita do presidente da CODEMIG

Visita focou os laboratórios de nanoestruturas de carbono e de tecnologia mineral

O CDTN recebeu, na terça-feira, 30 de junho de 2015, visita do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – CODEMIG, Marco Antonio Castello Branco, acompanhado pelo assessor da Presidência, Antonio Orlando Macedo Ferreira. Eles conheceram as competências do CDTN nas áreas de nanoestruturas de carbono e de tecnologia mineral e foram recebidos pelo Dr. Waldemar Augusto de Almeida Macedo, diretor do Centro.

A CODEMIG é uma empresa pública do Governo do Estado de MG, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e mantém negócios em várias áreas, entre elas a de mineração. No momento, elabora um plano para produção local de matérias primas de carbono para produtos de alta tecnologia. O objetivo é atrair para Minas Gerais esse tipo de indústria e criar aqui um polo de produção de alto valor agregado, ajudando a mudar a base econômica do estado, hoje sustentada principalmente pela extração e comercialização de minério de ferro e pelo plantio, colheita, beneficiamento e comercialização do café.

labextracaosolventeLaboratório de extração por solvente - Tecnologia Mineral / CDTN

Em sua visita ao laboratório de química do carbono do CDTN, os representantes da Codemig foram recebidos pela pesquisadora Clascídia Aparecida Furtado e pela chefe de divisão de Minerais e Materiais – DIMMA, Edésia Martins Barros de Souza, além da pos-doutoranda Fernanda Vieira, todas pesquisadoras de nanotecnologia. Na ocasião, os visitantes puderam verificar a importância e o destaque da equipe na preparação, purificação, caracterização e aplicação de grafenos e nanotubos de carbono.

Já no Serviço de Tecnologia Mineral os visitantes conheceram as potencialidades da usina piloto de flotação em coluna, apresentadas pelo pesquisador Rodrigo Oscar Albuquerque, e da unidade piloto de extração por solventes, apresentada pelo pesquisador Carlos Antonio Morais.

Nesta visita, em especial, interessou ao presidente da CODEMIG a capacidade do CDTN para formar profissionais nas áreas de interesse da empresa e foram discutidas oportunidades de cooperação. O CDTN deverá apresentar, nos próximos dias, uma proposta formal de cooperação para análise.

Fonte: Núcleo de Comunicação do CDTN

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página