Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CDTN coloca-se à disposição da SES-MG para contratação direta
Início do conteúdo da página

CDTN coloca-se à disposição da SES-MG para contratação direta

Radiofármacos são utilizados pelo SUS em alguns exames oncológicos

Único produtor em Minas Gerais de fluordesoxiglicose (FDG) e de fluoreto de sódio (NaF) marcados com o isótopo radioativo fluor-18, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) colocou-se à disposição da Secretária Estadual de Saúde de MG para estudo de viabilidade de contratação direta da sua produção destes radiofármacos, para fornecimento aos serviços de medicina nuclear. O objetivo é atender mais plenamente e com menor custo à realização de exames em Tomógrafos de Emissão de Pósitrons (PET/CT) no Serviço Único de Saúde (SUS) no estado de Minas Gerais. A tecnologia PET/CT faz parte do rol de procedimentos autorizados pelo SUS para diagnósticos de alguns casos oncológicos desde outubro de 2014.

O encontro com a secretária adjunta de Saúde de MG, Alzira de Oliveira Jorge, para ofertar esta disponibilização, que ocorreu na quinta-feira, 09 de julho de 2015, às 13h, foi garantido por intermediação do deputado Dr. Jean Freire e teve a presença do diretor substituto do CDTN, Sérgio de Almeida Cunha Filgueiras, acompanhado pelo físico e pesquisador Carlos Malamut. Dr Jean visitou as instalações da Unidade de Pesquisa e Produção de Radiofármacos (UPPR) do CDTN, juntamente com o deputado federal Adelmo Carneiro Leão, em junho de 2015.

Dentro da mesma perspectiva, mas em uma escala nacional, o deputado federal Adelmo Leão mediou audiência, ainda em junho, entre representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia federal à qual o CDTN é vinculado, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SECTIE), do Ministério da Saúde (MS), em Brasília. Na ocasião, a SECTIE ficou de enviar parecer favorável à Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), o órgão do MS responsável pela contratação de compras diretas.

CDTN SESO deputado estadual, Dr. Jean Freire, a secretária adjunta de Saúde de MG, Alzira Jorge
e os representantes do CDTN, Carlos Malamut e Sérgio Filgueiras analisam produção de radiofármacos
para diagnósticos, em Minas.

 

Fonte: Núcleo de Comunicação do CDTN

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página