Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Pós-doutoranda do CDTN recebe prêmio na Espanha
Início do conteúdo da página

Pós-doutoranda do CDTN recebe prêmio na Espanha

Doutorado aprovado na Bélgica foi premiado pela PROCORAD em 2015

Pós-doutoranda na pós-graduação do CDTN, no Serviço de Radiações Aplicadas à Saúde (SERAS), Dra. Telma Cristina Ferreira Fonseca, com sua tese de doutorado “Improvement of in vivo measurements by development and application of a 3D human body library based on Polygonal Mesh Surfaces for WBC set-up calibration”, desenvolvida na Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, foi a vencedora do Prêmio “Laurent Exmelin”, da PROCORAD – Associação para a Promoção de Controle de Qualidade em Análise Radiotoxicológica, no ano de 2015.

O Prêmio “Laurent Exmelin” é uma competição realizada anualmente e que visa recompensar uma conquista científica, uma publicação, uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado na área de dosimetria interna. A premiação é organizada pelo Conselho Científico, pela Comissão e pelo Conselho de Administração da PROCORAD – associação francesa que organiza intercomparações em radiotoxicologia para avaliar a qualidade dos resultados de análises médicas e promover boas práticas de laboratório em todo o mundo.

O prêmio é uma homenagem ao “Laurent Exmelin” por todas as suas realizações no campo da radiotoxicologia e é atribuído ao cientista/pesquisador que promoveu grande contribuição científica para as medições de ultra-traço de radionuclídeos. Em sentido amplo, inclui o desenvolvimento de protocolos de teste e novos processos (métodos de separação, metrologia da radiação etc.), bem como a validação de procedimentos analíticos e a interpretação dos resultados de dosimetria interna. O comitê de seleção, composto pelos membros do Conselho Científico PROCORAD, apresenta sua recomendação à Comissão, que decide sobre a atribuição final do prêmio.

A Dra. Telma Fonseca apresentou os resultados de sua pesquisa durante a reunião anual do PROCORAD, em 18 de junho, em Toledo, na Espanha. Além de suas atividades de rotina no SERAS, ela também está implantando tais descobertas no Laboratório de Dosimetria Interna – LDI/CCI do nosso Centro.

 premiotcffPós-Doutoranda no CDTN, Dra. Telma Fonseca recebe prêmio “Laurent Exmelin” 2015 da PROCORAD

Fonte: Núcleo de Comunicação do CDTN

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página