Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > ICAME 2015 - Hamburgo (ALE) de 13 a 18 de setembro
Início do conteúdo da página

ICAME 2015 - Hamburgo (ALE) de 13 a 18 de setembro

Pesquisador do CDTN é o único convidado da América Latina na Conferência Internacional

ICAME2015 Poster 75 25 

A próxima edição da Conferência Internacional sobre as Aplicações do Efeito Mössbauer (ICAME) será realizada na cidade de Hamburgo, Alemanha, de 13 a 18 de setembro 2015.

A ICAME 2015 tem como objetivos a apresentação de novas descobertas resultantes de aplicações do efeito Mössbauer, incentivando o intercâmbio de ideias e a colaboração entre pesquisadores, bem como a identificação de perspectivas futuras para a espectroscopia Mössbauer e técnicas relacionadas.

De acordo com os organizadores, o desenvolvimento global da ciência abre novas perspectivas para a espectroscopia Mössbauer, por exemplo, em nanociência e nanotecnologia, biomedicina, novos materiais magnéticos e pesquisa ambiental, entre outras áreas. Novas abordagens na investigação estrutura eletrônica e magnética, dinâmica de rede e outras propriedades dos materiais avançados serão discutidos.

O programa da ICAME 2015 abrange os seguintes tópicos: Magnetismo Física do Estado Sólido, Filmes Finos e Nanoestruturas, Ciência dos Materiais e Aplicações Industriais, Aplicações Médicas e Biológicas, Química, Ciências da Terra e Mineralogia, Patrimônio Cultural e Ciências Ambientais, Fenômenos coerentes, Dinâmica de Rede s e Propriedades Vibracionais, Técnicas Experimentais e Metodologia.

Na programação de segunda-feira, 14 de setembro de 2015, pela manhã, no edifício principal da Universidade de Hamburgo, será realizada a palestra de abertura, às 10h10, com Christian Schröder, da Universidade de Stirling (Reino Unido) com o tema O ciclo (bio)geoquímico e astrobiológico do ferro”. Às 12h40min, o único representante de instituição da América Latina convidado, Waldemar Macedo, pesquisador e diretor do CDTN, apresenta o tema “Nanoestruturas magnéticas em camadas estudadas via Espectroscopia Mössbauer de 57Fe”.

A íntegra da programação e todas as informações sobre o ICAME 2015 podem ser obtidas no site do evento.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página