Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Acordo com CIEMAT/Madri possibilita intercâmbio de alunos e pesquisadores
Início do conteúdo da página

Acordo com CIEMAT/Madri possibilita intercâmbio de alunos e pesquisadores

Pesquisador do SERAS/CDTN já iniciou estágio de pós-doutoramento na Espanha

Um acordo formal de cooperação foi assinado entre o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN) e o Centro de Investigaciones Energéticas, Medioambientales y Tecnológicas (CIEMAT/Madri), da Espanha, para promover um programa de intercâmbio de alunos e pesquisadores. E com base nesse acordo um primeiro pesquisador já realiza um projeto de interesse comum entre as duas instituições.

O CIEMAT, da Espanha, tem entre seus objetivos promover e implementar atividades de pesquisa e desenvolvimento em conformidade com as diretrizes do Ministério da Economia e Competitividade daquele país, em energia, meio ambiente e tecnologia, incluindo a abordagem sócio-técnica associada, bem como em domínios específicos da Pesquisa Básica. O centro espanhol também colabora com outros institutos de P&D nacionais, universidades e empresas e incentiva o acompanhamento da sua P&D nas áreas técnico-científica, de educação e de transferência de tecnologia.

Pelo acordo, juntamente com o CDTN, promoverá a cooperação e colaboração no desenvolvimento de um programa de estágio para estudantes/pesquisadores, para que eles possam chegar a uma síntese mais personalizada e completa de sua educação e obter o melhor desempenho do seu trabalho. Dado que os objetivos, em parte, se sobrepõem e, em parte são complementares, O CIEMAT e o CDTN assinaram uma Convenção, a fim de melhorar suas competências respectivas, formalizando um documento de acordo. Veja a íntegra do acordo (em inglês).

Nesse acordo, o CIEMAT pode oferecer colocações com a frequência ou a quantidade necessária, e indicar a oferta específica para cada local de prática. Em um primeiro projeto comum, o pesquisador Marco Aurélio de Sousa Lacerda, do Serviço de Radiações Aplicadas à Saúde (SERAS), apoiado pelo CNPQ, deu início do mês de novembro de 2015 ao estágio de pós-doutoramento por 12 meses, no Laboratório de Metrologia de Radiaciones Ionizantes do CIEMAT/Madri, em dosimetria e espectrometria de campos neutrônicos. Veja a íntegra do Anexo Técnico n.º 1.

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página