Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Palestra: Nanotecnologia e Segurança Ocupacional e Ambiental
Início do conteúdo da página

Palestra: Nanotecnologia e Segurança Ocupacional e Ambiental

Auditório do Prédio 28 – Radiobiologia, do CDTN, em Belo Horizonte (MG) nesta terça-feira, 14 de março, às 9h30

Avaliação, Análise e Gestão de Risco em Nanotecnologia: aspectos de segurança ocupacional e ambiental” é o título da palestra que será ministrada pelo prof. Guilherme Lenz (Escola Politécnica da USP) no auditório do prédio 28, da Radiobiologia, nesta terça-feira, 14 de março, às 9h30.

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela UFMG, Guilherme Lenz possui doutorado em Engenharia Metalúrgica pela USP. Foi professor visitante no Laboratório de Nanociência Ambiental e da Saúde da Universidade de Brown, tem pós-doutorado em nanotecnologia no Imperial College, de Londres, com pesquisa sobre nanotecnologia aplicada ao desenvolvimento de refratários a base de óxidos e carbono e também no desenvolvimento de processos de reciclagem de escórias de alto teor de alumina e de refratários provenientes da produção de ligas de nióbio. Foi também pesquisador visitante na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, onde conduziu pesquisas sobre a evolução microestrutural em elevadas temperaturas de refratários de magnésia-carbono contendo adições de alumínio, silício, magnésio e compostos de boro. Mais recentemente especializou-se em Decisão Estratégica e Gestão de Riscos pela Universidade de Stanford.

Guilherme foi engenheiro da Cosipa (atual Usiminas, em Cubatão), na área de aciaria, refino primário, pré-tratamento de gusa, refino secundário, calcinações e em projetos ambientais e de gestão da qualidade. Atuou como pesquisador sênior do Centro de Pesquisa da Magnesita Refratários, coordenando projetos na área de reciclagem de materiais refratários, desenvolvimento de matérias-primas industriais, estudos post-mortem, desenvolvimento de produtos conformados de magnésia-carbono e alumina-carbeto de silício-carbono, calcinação e sinterização de óxidos de magnésio para metalurgia e tratamento de água, produção de hidróxido de magnésio via spray-dryer, beneficiamento de talco e minerais industriais, avaliação de escórias metalúrgicas, produção de chamotes refratários, transferência e desenvolvimento de novas tecnologias, etc. Atuou como consultor técnico e docente em treinamentos para diversas empresas e setores.

Atualmente Lenz é professor doutor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP, na graduação e pós-graduação, com pesquisas focadas nas áreas de materiais refratários, nanotecnologia, segurança e saúde do trabalho, análise de risco, análise e modelos multicriteriais de tomada de decisão, reciclagem de resíduos, sustentabilidade em empreendimentos metalúrgicos, produção de propantes cerâmicos sintéticos e na otimização de processos metalúrgicos.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página