Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Colóquios do CDTN: ex-ministro Sérgio Rezende
Início do conteúdo da página

Colóquios do CDTN: ex-ministro Sérgio Rezende

Panorama da Ciência e Tecnologia no Brasil: Uma visão pessoal - 19 de abril - 15h - auditório do CDTN

Com o lançamento do programa Colóquios do CDTN, em março último, o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear iniciou um ambiente para o debate técnico científico com convidados importantes em suas áreas de atuação. Um debate feito aqui dentro, mas aberto à presença de todos os interessados nas diversas temáticas.

Agora, como segunda edição do programa Colóquios do CDTN, teremos a presença do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Prof. Sérgio Machado Rezende, para discutir o tema “Panorama da Ciência e Tecnologia no Brasil: Uma visão pessoal”, na quarta-feira da próxima semana, 19 de abril de 2017, às 15h, no auditório Prof. Francisco de Assis Magalhães Gomes, nas instalações do Centro, localizado no campus Pampulha da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

Coloquios do CDTN abril 2017 bannerO palestrante:

O Prof. Sérgio Machado Rezende é formado em Engenharia Eletrônica pela PUC/RJ, em 1963. Obteve os títulos de Mestrado, em 1965, e de Doutorado, em 1967, ambos em Electrical Engineering-Materials Science, no MIT – Massachusetts Institute of Technology, nos EUA. Foi professor associado na mesma PUC/RJ, de 1968 a 1971, e titular da UNICAMP, em 1971. Desde 1972, é professor titular no Depto. de Física da UFPE, onde é pesquisador na área de Física de Materiais, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, e atua nos ramos da física experimental e teórica, principalmente com os temas do magnetismo, magneto-óptica, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica.

Rezende já orientou, ao todo, perto de 40 dissertações de mestrado e teses de doutorado e publicou mais de 240 artigos científicos em revistas de circulação internacional. Como gestor de C&T foi chefe do Depto. de Física e diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, da UFPE. Foi, também, diretor científico da FACEPE, durante sua implantação, de 1990 a 1993, e secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de PE, de 1995 a 1998. De 2001 a 2002 foi secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura de Olinda (PE), cargo que deixou em janeiro de 2003 para assumir a Presidência da Finep, no MCT. Em julho de 2005, deixou a Finep para ser ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até 31 de dezembro de 2010.

O ex-ministro também é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Soc. Brasileira de Física, da SBPC, da American Physical Society e do Institute for Electrical and Electronic Engineers. Por suas atividades acadêmicas e científicas, recebeu em 1988 a ordem do Mérito Educativo, concedida pelo Ministério da Educação. Em 1995, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico, categoria Grã-Cruz, concedida pela Presidência da República do Brasil. Em 2001, recebeu também da Presidência da República, o Prêmio Anísio Teixeira, da CAPES. Em 2006, recebeu o prêmio Bunge e, em 2009, foi o único físico brasileiro escolhido pela American Physical Society para receber o Outstanding Referee Award. Já em 2013, recebeu o prêmio de Ciência, da Fundação Conrad Wessel.

Mais informações:

Núcleo de Comunicação – NUCCOM / CDTN – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">comunicaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (31) 3069-3064

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página