Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Colóquios do CDTN: "Acidente Radiológico de Goiânia - 1987-2017 - uma meia vida"
Início do conteúdo da página

Colóquios do CDTN: "Acidente Radiológico de Goiânia - 1987-2017 - uma meia vida"

O programa Colóquios do CDTN receberá a visita de Alfredo Tranjan Filho, consultor por notório saber do Conselho Superior de Política Nuclear da Presidência da República , onde atuou em 1989 e 1990. Tranjan irá discutir o tema "Acidente Radiológico de Goiânia - 1987-2017 - uma meia vida" na quarta-feira, 28 de junho de 2017, às 15h, no auditório Prof. Francisco de Assis Magalhães Gomes, nas instalações do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, localizado no campus Pampulha da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

O programa Colóquios do CDTN é um ambiente para o debate técnico científico com convidados importantes em suas áreas de atuação aberto à presença de todos os interessados nas diversas temáticas.

O palestrante:

Alfredo Tranjan Filho possui um vasto currículo na área nuclear. Atuou na recuperação da cidade de Goiânia após o acidente radiológico com o Césio 137 e foi o responsável pelos projetos, licenciamentos e construção dos depósitos definitivos de rejeitos radioativos no local.

 ALFREDO TRANJAN

 Alfredo Tranjan Filho

O tema em discussão:

O acidente radiológico de Goiânia, que completa 30 anos no próximo mês de setembro, teve início quando um aparelho utilizado em radioterapia foi encontrado dentro de uma clínica abandonada no centro de Goiânia por catadores de um ferro-velho que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e o Cs–137 foi espalhado,  contaminando seriamente o local afetando a saúde de centenas de pessoas e provocando algumas mortes. A CNEN organizou uma resposta pronta e eficaz. A atuação do CDTN foi fundamental na descontaminação dos locais e no gerenciamento dos rejeitos radioativos. O IRD atuou na proteção radiológica tanto da população como dos trabalhadores. A Eletronuclear forneceu médicos, equipamentos e a infraestrutura necessária para remediação dos locais contaminados.

Mais informações:

Núcleo de Comunicação – NUCCOM / CDTN – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – (31) 3069-3064.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página