Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Comunicação > Ian Gordon, da AIEA, visita CDTN e discute projeto do “borehole”
Início do conteúdo da página

Ian Gordon, da AIEA, visita CDTN e discute projeto do “borehole”

Poços perfurados profundos visam a deposição segura de fontes seladas fora de uso

O Chefe da Seção de Tecnologia de Rejeitos, da Divisão do Ciclo do Combustível Nuclear e Tecnologia de Rejeitos, do Departamento de Energia Nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Ian Alexander Gordon, realizou visita ao CDTN, durante o dia 22 de novembro de 2017, quarta-feira, dentro de um programa oficial de visita ao Brasil.

Ian Gordon no CDTN 22 11 2017Ian Gordon também compõe o Comitê Técnico Internacional de Rejeitos Radioativos (WATEC, na sigla em Inglês), da AIEA. O objetivo desta visita é o de estabelecer uma parceria com alguns países em um novo projeto, já lançado e a ser iniciado em 2020, e que se propõe à elaboração de um procedimento padronizado para deposição segura de fontes seladas fora de uso, com base no conceito de poços perfurados profundos (borehole).Borehole AIEA

Os países com os quais a AIEA pretende formalizar esta parceria são Austrália, Canadá, Brasil, África do Sul, Indonésia, Malásia e Gana, sendo que os dois últimos países já oficializaram participação. Os países participantes neste projeto poderão contar com contribuições de especialistas, transferência de conhecimento e tecnologia entre os países participantes e recursos financeiros.

Antes do CDTN, Ian Gordon esteve no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília, no dia 20, e no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), em São Paulo, no dia 21. E nesta quinta-feira, dia 23, visitou a sede da CNEN.

No CDTN, ele apresentou o projeto para a diretoria, chefes de divisão e alguns servidores do Serviço de Gerência de Rejeitos (SEGRE), Serviço de Meio Ambiente (SEMAM) e Serviço de Proteção Radiológica (SEPRA). Em seguida, Ian visitou o Laboratório de Cimentação (LabCim), o Depósito de Rejeitos Tratados e Fontes fora de uso (DFonte), ambos do SEGRE, e laboratórios de Física Aplicada (LFA), de Combustível Nuclear (LabCom) e de Química de Nanoestruturas de Carbono (LQN), da Divisão de Minerais e Materiais (DIMMA).

Para mais informações sobre a Seção de Tecnologia de Rejeitos e a estrutura e propósitos desta área na AIEA, clique aqui.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página