Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > CDTN seleciona bolsista para o Programa de Capacitação Institucional (PCI)
Início do conteúdo da página

Nota de Esclarecimento sobre incêndio em instalação industrial da Petrobrás em Vitória

Em relação ao incêndio ocorrido no último domingo na instalação “Terminal Industrial e Multimodal da Serra”, da empresa Petrobrás, em Vitória, no Espírito Santo, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) esclarece que sua equipe de emergência foi acionada e, desde então, está acompanhando o desdobramento da situação, em contato permanente com o Corpo de Bombeiros do local e gerentes da Empresa.

O incêndio atingiu a tenda lonada onde era guardado o Material Radioativo de Ocorrência Natural (NORM), rompendo tambores nos quais estava armazenado, sendo derramado no chão de cimento. Por questões de segurança, a avaliação dos técnicos da CNEN no local somente foi possível na terça-feira, dia 29. Assim, servidores da Diretoria de Radioproteção e Segurança (DRS) da CNEN e do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade desta Comissão no Rio de Janeiro, realizaram levantamento radiométrico no entorno da área afetada. A medição não apresentou valores acima dos níveis permitidos. Foram coletadas, ainda, amostras de água e solo para serem analisadas em laboratório.

A CNEN já recomendou à Petrobras a rápida confecção de um plano de ação para a remediação da área e tratamento dos materiais. A Comissão informa, ainda, que continuará acompanhando o desdobramento dessa ocorrência.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página